Biografia – Ronald Ferreira

Ronald Ferreira

Em uma cidade que “respira” cultura e que é considerada o berço cultural do Sul Minas, o personagem o qual faço essa evocação, não poderia ser outro, senão alguém que já fez e faz muito pela comunidade Campanhense.

É também um homem de elevado nível cultural, de grandes conhecimentos gerais; um verdadeiro sábio. Como se estas credenciais ainda não fossem suficientes para prestar-lhe tamanha homenagem, consta em seu currículo a dedicação à arte de ler, que contribuiu para que se tornasse um especialista em conhecimentos teóricos e práticos sobre uma infinidade de temas.

Estamos nos referindo ao Sr. Ronald Ferreira, filho de José Theodoro Ferreira e de Almerinda Ferreira. Nasceu em Conceição do Rio Verde no dia 22 de setembro de 1939. Sua esposa é a Sra. Marilda Rodrigues Pinto Ferreira. Possui sete filhos: Fernanda Aparecida, Tamara, Letícia, Leonardo, Maria Consuelo, Rosana e Simone. Onze netos complementam sua família.

A primeira escola que o Sr. Ronald frequentou foi o Grupo Escolar Zoroastro Oliveira, em Campanha e o ginasial transcorreu no Colégio Diocesano São João. O Colégio Estadual Culto à Ciência, em Campinas, foi o seu próximo passo, tendo lá concluído o colegial. Sua formação universitária compõe-se de duas graduações e uma pós-graduação: na CSN de Volta Redonda, cursou Química-Analítica e na FACECA de Varginha, Administração. Sua pós-graduação em Economia foi realizada na FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Pelo seu bom nível cultural, pela popularidade em todo município e pelo seu poder de liderança, acabou despertando o interesse de um partido político de Campanha, que o convidou a se candidatar ao cargo de Prefeito Municipal. Após o desafio aceito e uma campanha bem-feita junto aos eleitores, o esperado aconteceu, tendo o Sr. Ronald sido eleito para um mandato de seis anos, de 1983 a 1988.

Exerceu e ainda exerce algumas outras atividades sociais: Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campanha (Casa Alfredo Valadão) por vinte e dois anos. Escoteiro e Presidente do 25º Grupo Vital Brasil. Organizador do 1º Encontro de Carros Antigos, em 1987. É o mais velho motoqueiro da cidade e possui uma Harley Davis até hoje. É membro da Loja Maçônica e, quando prefeito, foi Presidente da AMBASP – Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí.

Competência e prestígio não vêm de graça. Para que as pessoas se tornem competentes é necessário muito trabalho e dedicação integral ao que fazem. Já o prestígio é fruto de um bom trabalho prestado e da interação da pessoa com a comunidade. A notoriedade se adquire, também, através da simpatia, da empatia, da simplicidade e do ato de se envolver e de se misturar a todas as camadas sociais sem distinção e isto o Sr. Ronald Ferreira soube muito bem como fazer e continua sabendo, no auge de seus oitenta e quatro anos de idade.

Diante das intermináveis realizações como Prefeito Municipal e das incontáveis homenagens recebidas de várias partes do Brasil, mesmo hoje não estando mais militando na política, o legado do Sr. Ronald Ferreira permanecerá sempre vivo na memória de todos os que o conhecem e, mesmo que decorram anos e décadas, jamais perderá a coroa: “quem foi rei, nunca deixará de ser majestade”. A cidade de Campanha, berço da cultura sul mineira, não poderia ter recebido em seu território, ninguém melhor que o Sr. Ronald Ferreira que, com seu amor à leitura, às artes e à cultura, integrou-se perfeitamente à cidade pela afinidade existente entre ambos.

Deixe um comentário